Quem?

(Clique aqui para ver o currículo vitae na base CNPq-Lattes.)

Nasci na cidade de São Paulo, no ano da Guerra dos Seis Dias e do lançamento de Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band, e tive como primeiro presente de aniversário o Ato Institucional n. 5.
Iniciei minha vida profissional como jornalista, porém preferi trocar o ritmo frenético e os dead-lines diários do jornalismo televisivo pelo ritmo lento da História e da conduta reflexiva da pesquisa e narrativa historiográfica.
Desde então estudei questões ligadas à imigração e à geopolítica contemporânea – tais como a Guerra Civil da Espanha (1936-1939) e o fluxo de emigrantes que gerou (tema de meu Mestrado); a história do Líbano independente, a Guerra do Líbano (1975-1990) e os imigrantes libaneses no Brasil (tema de meu Doutorado) e a Guerra da Palestina (1947 ao presente), que foi objeto de um livro redigido e publicado após o término do doutorado.
Quanto ao aspecto metodológico de minhas pesquisas, as duas primeiras foram conduzidas segundo os critérios da História Oral, enquanto a terceira embasou-se na consulta a fontes mais tradicionais do fazer histórico (documentos diplomáticos, artigos de jornais e bibliografia em geral). Além disso, venho lutando pela afirmação da História Oral no Brasil, tendo publicado diversos artigos sobre a metodologia em revistas acadêmicas e livros, ministrando oficinas e participando da edição da revista História Oral desde a sua criação, em 1998.
Após uma década na Bahia, como professor universitário e redator de manuais didáticos, assumi no início de 2013 a Coordenação Editorial da Editora Pontocom, uma nova editora dedicada à publicação de textos de Ciências Humanas em formato ebook (mais informações: www.editorapontocom.com.br)

CONTATO: andregattaz(ARROBA)gmail.com