O antijornalismo da TV Globo

TV Globo ignora Jogos Olímpicos em seus noticiários

Ao ignorar em seus telejornais a ocorrência dos Jogos Olímpicos em Londres, a TV Globo vem dando o mais acabado exemplo do antijornalismo, contrariando os próprios princípios editoriais adotados pelas Organizações Globo. De maneira rancorosa, a emissora desconta nos telespectadores a raiva de ter perdido os direitos sobre a transmissão dos Jogos Olímpicos em TV Aberta, adquiridos pela TV Record. O mesmo já havia acontecido com os Jogos Panamericanos de Guadalajara, no ano passado, quando a emissora carioca relegou a espaços ínfimos as informações sobre os resultados dos atletas brasileiros. Agora, diante do maior evento esportivo do mundo, a Globo novamente se posiciona de maneira ridícula, evidenciando a todos o seu desespero diante do crescimento da emissora do bispo Edir Macedo.
 Chega a ser constrangedor ver seus jornalistas ignorarem cotidianamente o assunto. Fica a dúvida sobre se a presença de Dilma na abertura será também ignorada, ou se será referida apenas como a participação da presidenta na cerimônia de abertura de um “evento esportivo” na Inglaterra...
Veja adiante alguns trechos dos “Princípios Editoriais das Organizações Globo”, segundo os quais a emissora deveria se pautar:
Princípios Editoriais das Organizações Globo (clique aqui para o documento original)
“Os veículos jornalísticos das Organizações Globo devem ter a isenção como um objetivo consciente e formalmente declarado. Todos os seus níveis hierárquicos, nos vários departamentos, devem levar em conta este objetivo em todas as decisões”
“Não pode haver assuntos tabus. Tudo aquilo que for de interesse público, tudo aquilo que for notícia, deve ser publicado, analisado, discutido”
“As Organizações Globo serão sempre independentes, apartidárias, laicas e praticarão um jornalismo que busque a isenção, a correção e a agilidade, como estabelecido aqui de forma minuciosa. Não serão, portanto, nem a favor nem contra governos, igrejas, clubes, grupos econômicos, partidos. [...]”

Nenhum comentário: